Vai malhar? Zumba emagrece e melhora condicionamento físico
Dependendo da modalidade, uma aula pode queimar até mil calorias.
Uma das atividades mais difundidas atualmente em academias pelo Brasil promete muita disposição, alegria e quilos a menos. Sim, a zumba emagrece! Trata-se de um método de condicionamento físico que une a ginástica e a dança. A inspiração vem de ritmos latinos e internacionais.
A modalidade foi criada pelo coreógrafo Beto Perez, que transformou exercício físico em festa. Quem explica é a educadora física Débora Grings, instrutora de Zumba Fitness. É justamente esse o estilo mais conhecido.
“Apesar de ser uma modalidade intensa, pode ser acompanhada por alunos de todas as faixas etárias e condicionamentos, respeitando, é claro, a limitação de cada um, como em qualquer atividade física”, explica.
Conheça as modalidades da zumba
Existem diferentes tipos de zumba, cada um atendendo a gostos específicos e individualidades do praticante. Confira algumas modalidades:
Existem diferentes tipos de zumba, cada um atendendo a gostos específicos e individualidades do praticante. Confira algumas modalidades:
- Aqua Zumba: é uma aula de zumba que acontece na piscina
- Zumba Step: tem um trabalho intenso para membros inferiores
- Zumba Sentao: utiliza a cadeira como base para fortalecer, equilibrar e estabilizar a região do core.
Débora explica que há ainda a Zumba Toning, que utiliza “maracas”, halteres adaptados que fazem barulhos. A aula tem foco em tonificação, proporcionado um trabalho diferenciado para membros superiores.
Já a Zumba Gold é uma aula com movimentos adaptados. “Com baixíssimo impacto, essa aula é ideal para a Melhor Idade, gestantes ou alunos que precisem evitar atividade de impacto. E há Zumba Kids, para crianças, uma excelente atividade que desenvolve habilidades motoras dos pequenos de forma divertida e criativa”, lista a educadora.
Por que a zumba emagrece
Segundo Débora, a zumba emagrece porque é uma atividade realizada com prazer. É umexercício apaixonante, que leva muitas pessoas a uma prática assídua. Também possui uma excelente proposta de treinamento intervalado.
Alternar coreografias de alta intensidade com outras de média e baixa exigência física provoca uma variação na frequência cardíaca e, consequentemente, uma maior demanda de energia.
E as vantagens da prática não param por aí. “Sem dúvida, um dos maiores benefícios da zumba é o bem-estar. Brinco com minhas alunas que a aula é também uma terapia. Suamos, sorrimos, fazemos amizades e uma hora de exercício passa depressa! A zumba emagrece com diversão, trabalhando o corpo e a alma”, exclama Débora.
Sabendo que a zumba ajuda a queimar calorias, é natural pensar em se inscrever imediatamente numa aula, não é mesmo? A educadora explica que não há restrições. Porém, como em toda atividade física, a pessoa precisa ser orientada por um profissional da saúde, respeitando sua integridade física.
“Tive a oportunidade de participar do primeiro treinamento de instrutores que aconteceu no Brasil. De lá para cá, tenho visto a zumba crescer no país”, comenta Débora. Ela alerta para a importância de buscar profissionais qualificados para ministrar as aulas, que sejam licenciados e que tenham passado pelo curso de formação.