• 19/09/2024

    Sensibilidade nos Dentes

    Os seus Dentes são sensíveis ?

    Para milhões de pessoas, a sensibilidade nos dentes pode tornar a vida miserável. A dor e o desconforto podem fazer mesmo os alimentos quentes ou frios preferidos da pessoa impossíveis de desfrutar. O sabor de um sorvete ou um gole de café quente,  é por vezes, uma experiência dolorosa para você? A escovação ou uso do fio dental fazem você estremecer ocasionalmente? Se assim for, você pode ter este problema comumente chamado “dentes sensíveis” (hipersensibilidade dentinária).

    O que causa dentes sensíveis (Hipersensibilidade dentinária) ?

    Cáries e dentes quebrados podem causar dentes sensíveis. Mas se seu dentista descartou esses problemas, então o desgaste do esmalte dental, um dente fissurado ou uma raiz do dente exposta podem ser a causa.

    Uma camada de esmalte, a mais forte substância no organismo, protege as coroas dos dentes saudáveis. Uma camada chamada de cemento radicular protege a raiz dental sob a linha da gengiva. Debaixo do esmalte e do cemento está a dentina, uma parte do dente que é menos densa do que o esmalte ou cemento.

    A dentina contém túbulos microscópicos (tubos ocos ou canais). Quando a dentina perde sua cobertura de proteção, os túbulos permitem que alimentos quentes e frios, ácidos ou pegajosos possam estimular os nervos e células no interior do dente.

    Isso gera uma hipersensibilidade e desconforto ocasional. Felizmente, a irritação não causa danos permanentes à polpa.  A Dentina pode ser exposta quando a gengiva se retrai. O resultado pode ser uma hipersensibilidade próxima à linha da gengiva.

    Uma higiene bucal adequada é a chave para prevenir que a gengiva se retraia e cause a dor provocada pela sensibilidade nos dentes. Se você escova os dentes de maneira errada ou até escova vezes demais, pode causar  problemas na sua gengiva. Pergunte ao seu dentista se você tiver qualquer dúvida sobre sua rotina de higiene oral diária.

    Como prevenir a sensibilidade nos dentes (Hipersensibilidade dentinária) ?

    A chave para prevenir a sensibilidade nos dentes é impedir que a gengiva se retraia. Reduzir a pressão que usamos para escovar os dentes ajuda tremendamente. O problema com isto é que a nossa escovação é um hábito enraizado, inconscientemente reforçado depois de décadas de escovação e, portanto, quase impossível de mudar. Aconselhamos as pessoas a usar uma escova de dentes elétrica avançada (removedor de placa). Estas escovas apresentam sensores de pressão que param a escova quando você aplica demasiada pressão.

    A prevenção de gengivite e doença periodontal através de uma higiene bucal adequada também é crucial na prevenção da recessão gengival. Lembre-se, leva 2 a 3 minutos para escovar corretamente todas as superfícies de seus dentes. A maioria das pessoas gastam menos de 45 segundos deixando áreas intocadas, onde a placa eo tártaro podem acumular-se. Uso do fio dental é crucial para alcançar os 35% das superfícies dos dentes onde a escova não pode alcançar.

    Tratamento de dentes sensivéis 

    A hipersensibilidade dentinária pode ser tratada. Seu dentista pode sugerir que você experimente um creme dental dessensibilizante, que contém compostos que ajudam a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo. O creme dental dessensibilizante geralmente requer diversas aplicações antes que a sensibilidade nos dentes seja reduzida.

    Se o creme dental dessensibilizante não aliviar o seu desconforto, seu dentista poderá sugerir alguns procedimentos realizados no consultório. Um gel de flúor, que fortalece o esmalte dos dentes e reduz a transmissão de sensações, podem ser aplicados às áreas sensíveis dos dentes.

    Se a causa da sensibilidade nos dentes for a recessão gengival, o seu dentista pode usar agentes que se ligam à raiz do dente para “selar” os dentes sensíveis. O selante geralmente é composto de um material plástico.

    Nos casos em que a hipersensibilidade dentinária é grave e persistente e não pode ser tratada por outros meios, seu dentista pode recomendar o tratamento endodôntico (tratamento de canal) para eliminar o problema.