• 13/11/2024

    Posicionamento errado da língua pode contribuir para dentes tortos

    Se você usa aparelhos ortodônticos para realinhar os dentes, pode precisar do acompanhamento de outro profissional, além do dentista: o fonoaudiólogo. Isso porque o mau posicionamento da língua pode reduzir a eficácia do tratamento, impedindo que o sorriso fique alinhado ou mesmo atrasando os resultados esperados.
    “A postura da língua é apontada como uma das principais causas da ocorrência de recidivas do mau posicionamento dentário. Por exemplo: um paciente com uso prolongado de chupetas está acostumado a repousar a língua entre os dentes anteriores (da frente). Durante o tratamento ortodôntico, este espaço é gradualmente fechado com o aparelho ortodôntico, mas pode abrir novamente, em decorrência da força muscular contínua exercida pela língua”, explica a ortodontista Melanie Gedanke.
    Em seu consultório, o fonoaudiólogo Rêniton Moreno recebe pacientes encaminhados pelos dentistas para um tratamento complementar ao uso de aparelhos. Com as alterações no alinhamento dos dentes, esses pacientes precisam reaprender a falar, deglutir, respirar e até mesmo repousar com a língua na posição correta.

     

    “Cada tratamento tem uma duração específica, de acordo com o caso, e os resultados são muito bons. O atendimento multidisciplinar é importante para uma série de pacientes”, afirma o especialista.