• 19/09/2024

    Pesquisa mostra os benefícios de uma visita ao dentista nos primeiros anos de vida

    Um estudo divulgado em uma importante publicação científica, o Pediatric dentistry, revelou alguns benefícios de crianças visitarem o dentista antes dos 4 anos de idade.

    O estudo “Visitas precoces ao dentista reduzem custos e número de procedimentos odontológicos?”, que apareceu na edição de novembro/dezembro de 2014 na publicação Pediatric dentistry, traz evidências que comprovam que uma intervenção precoce pode trazer benefícios clínicos e econômicos.

    “A mensagem principal é: Intervenção precoce funciona”, disse o Dr. Dr. Arthur J. Nowak, autor principal do artigo e professor emérito do departamento de Odontopediatria da Universidade de Iowa, Estados Unidos.

    Os pesquisadores examinaram por um ano dados referentes a gastos em procedimentos odontológicos de 42.532 crianças com idade entre 0 e 7 anos de idade. Aproximadamente 40% dessas crianças foram ao dentista pela primeira vez antes dos 4 anos de idade, enquanto o restante foi pela primeira vez após os 4 anos.

    As crianças que tiveram o primeiro contato com o dentista mais tardiamente gastaram em média 360 dólares a mais e foram submetidos a 3,58 procedimentos extras em um período de 8 anos quando comparado às crianças que tiveram uma intervenção precoce do dentista.

    A ADA, Associação Dentária Americana, recomenda levar o seu filho ao dentista pela primeira vez antes de ele completar 1 ano de idade, idealmente por volta do 6 meses de vida ou quando o primeiro dente erupcionar.