• 20/09/2024

    Pais devem se preocupar com a saúde bucal das crianças

    Crianças devem ser incentivadas a escovar os dentes

    Normalmente os pais levam as crianças ao dentista quando os pequenos se queixam de alguma dor nos dentes. Não deveria ser assim. A prevenção vale para todos, independentemente da idade.

    Segundo a especialista em odontopediatria da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) Helenice Biancalana, uma em cada três crianças entre 1,5 ano e 3 anos tem pelo menos um dente de leite cariado. Na dentição permanente, duas a cada três crianças com 12 anos têm pelo menos um dente cariado.

    “O mais importante é saber que, com duas escovações por dia, utilizando creme dental com flúor, os dados alarmantes podem ser drasticamente reduzidos”, comenta Helenice.

    Outro cuidado é com relação a bebidas consideradas saudáveis. Sucos em caixinha e isotônicos possuem níveis de acidez que podem levar à erosão da superfície dental, comprometer o esmalte e a aparência dos dentes, e aumentar a sensibilidade e a dor.

     

    Periodicidade

    Para a especialista, os pais devem levar as crianças a um dentista a cada seis meses. Além disso, a correta higiene bucal deve ser alvo de muitas campanhas. Levando os pequenos desde cedo ao consultório, eles perderão o medo do dentista. A regra vale mesmo para que a criança faça companhia ao pai ou à mãe durante a consulta.