• 19/09/2024

    Os benefícios da odontogeriatria

    Hoje vamos falar diretamente sobre os benefícios da odontogeriatria.

        Se você é idoso, existe uma especialidade na odontologia que cuida especialmente de você. É uma especialidade importante devido estar diretamente ligada aos conceitos de prevenção e intervenção em pessoas idosas, de forma especializada e efetiva. Isso vai gerar vários benefícios e muita segurança ao longo do tratamento. Hoje vamos falar diretamente sobre os benefícios da odontogeriatria.

     

    Qual o motivo de o idoso dever ir a um dentista especialista em odontogeriatria ?

    -Muitos tratamentos realizados em idosos, precisam ser feitos com técnicas de profilaxia antibiótica associada. E nesse caso o dentista especialista tem mais conhecimento do que pode deve fazer para que não haja entrada nem proliferação de bactérias que possam causar mal ao idoso.

    -A boca muda muito conforme o envelhecimento e com isso, o dentista especialista em odontogeriatria está mais acostumado e treinado para identificar e intervir nessas modificações, como:

    1- Mudanças em cor e posição de dentes.

    2- Mudanças na mucosa, ficando mais delgada e sensível.

    3- Em vários casos a saliva diminui consideravelmente, seja pela utilização de medicamentos ou mesmo pela própria alteração da função da glândula.

    4- Diminuição da eficiência das papilas sobre linguais que são responsáveis pela percepção de sabor. Com isso o idoso diz que não sente bem os gostos e isso vai provocar uso de mais condimentos na comida que provoca doenças. A dieta do idoso tem que ser acompanhada pelo dentista ou, em casos que necessite, o dentista encaminhará para um nutricionista.

     

        Acredito que assim como as crianças, os idosos possuem uma série de peculiaridades e acho interessante o acompanhamento especializado nesses casos. Um organismo mais fraco e com vários órgãos sensíveis devido grande uso ao longo do tempo, precisa de substâncias apropriadas para não causar complicações em doenças como:

    – Diabetes.

    – Alterações cardiovasculares.

    -Problemas respiratórios e alguns precisam de equipamentos que auxiliam na respiração.

    – Interação com medicamentos que o idoso já faça uso. Isso pode causar problemas graves e até mesmo a morte.

    – Dentre outras doenças sistêmicas.

     

        Cuidem de nossos idosos. Do papai, mamãe, vovô, vovó. Eles viveram por muito tempo, passaram por muita coisa e precisam de paz para aproveitar o fim da vida e se preparar para a morte de forma completa. Para isso, não podem estar com dor e o dentista tem um papel muito importante nesse momento tanto prevenindo problemas bucais quanto agindo quando o problema já estiver instalado.