• 20/09/2024

    O que é acupuntura?

    Se você até hoje associava Acupuntura somente a inúmeras agulhas, a boa notícia é: essa terapia apresenta muitas outras técnicas para tratar o paciente. Que tal saber mais?

    A Acupuntura é uma terapia que tem como objetivo a aplicação de agulhas ou outros materiais estimulantes em pontos específicos do corpo - os acupontos - para reequilibrar o fluxo sanguíneo e a energia vital, mais conhecida por qi, restabelecendo assim a saúde e o bem-estar.

    Como funciona?

    O princípio e a técnica da Acupuntura envolvem o conhecimento de como o qi e o sangue circulam por meio dos meridianos e órgãos e de como melhorar o fluxo usando a inserção de agulhas em determinados pontos.

    Em um tratamento, o paciente se deita e o médico insere as agulhas em pontos que têm o efeito desejado no corpo. O paciente sente preguiça, mudança de temperamento ou um impulso "elétrico" que indica a "chegada do qi". Após alguns minutos, ele normalmente sente calma e bem-estar; muitas pessoas adormecem. Em quase todos os casos, os pacientes se sentem mais calmos e serenos logo em seguida.

    No corpo, o que ocorre é um processo de normalização. As áreas com grande quantidade de qi e sangue transferem essas substâncias vitais para as áreas deficientes, e vice-versa. Por essa e outras razões, a acupuntura raramente causa efeitos colaterais. Ela não força o corpo a fazer nada; apenas o auxilia na realização de suas funções normais.

    Benefícios

    A Acupuntura atenua significativamente quadros de estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos e reumáticos e traumas em geral.

     Acunpuntura para tratamento da insônia- Técnica elimina estresse e atitudes indesejáveis que dificultam sono

    Pessoas com sintomas vagos, que não conseguem alívio com tratamentos convencionais, também podem ser beneficiadas. Além disso, quanto mais recente for o problema de saúde, maior e mais rápida será a chance de resolvê-lo; o lado preventivo da Acupuntura consiste justamente na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste plenamente.

    Contraindicações e efeitos colaterais

    A Acupuntura é eficaz é cientificamente comprovada, constituindo-se como um método terapêutico. Nas mãos de pessoas inabilitadas, incapazes de um diagnóstico preciso e de uma indicação adequada para o tratamento, pode agravar as doenças pré-existentes ou desencadear o aparecimento de outras. Quando realizada por médicos especialistas, não foram demonstrados quaisquer efeitos colaterais.

    Contudo, em certas situações, a acupuntura é inadequada. Ela não deve ser realizada se o paciente estiver com muita fome ou saciado, embriagado ou extremamente cansado. Nesses casos, o tratamento pode não ser tão eficaz ou a pessoa pode sentir tontura ou esgotamento.

    Pessoas com distúrbios de sangramento, como hemofilia, também devem evitar a terapia com Acupuntura, embora a aplicação cuidadosa da acupressão ou moxabustão seja segura. Vários pontos não devem ser usados durante a gravidez devido à tendência de induzir o trabalho de parto. A acupuntura geralmente não é utilizada em crianças menores de 6 anos.

     

    Curiosidades

    - Segundo a Organização Mundial de Saúde,a Acunpuntura é um tratamento considerado complementar. No Brasil, tem sido reconhecida pelas seguradoras da área da saúde.

    - É um dos mais antigos sistemas de cura e manutenção da saúde.

    - A Acupuntura pode ser associada a outros tratamentos médicos que inclusive potencializam os seus efeitos, como fisioterapia, psicoterapia, homeopatia e o uso de medicamentos alopáticos.

    - No tratamento, as agulhas podem ser substituídas por ventosas,laser de baixa intensidade, ferramentas com estímulos térmicos e cristais, entre outras técnicas menos invasivas que garantem o mesmo resultado.

    - A partir do avanço dos estudos baseados nos seus primeiros registros, foram definidos os pontos de Acupuntura. Atualmente, sabe-se que essa técnica age sobre os meridianos do corpo e que os diversos pontos espalhados pelo corpo humano - cerca de 310 localizados sobre as terminações nervosas e 286 sobre os principais vasos sanguíneos - muitas vezes coincidem com terminações nervosas. Observa-se, portanto, que a Acupuntura funciona também por meio de estímulos neurológicos.

     

     

    Origem

    A Acupuntura é uma das práticas mais antigas da Medicina Tradicional Chinesa, e sua origem remonta a 90 a.C. Há alguns anos, foram descobertos nas tumbas encontradas no sítio arqueológico Mawangdui, na China, livros que descrevem onze canais separados no corpo, cada um associado a uma gama de sintomas específicos, mas sem referência a pontos de acupuntura. O tratamento seria efetuado através da queima de lã de Artemísia, ou "moxa", ou pela punção de abcessos feita com pedras pontiagudas. Posteriormente, surgem os pontos como locais de estímulo, os doze canais e a associação entre canais e órgãos.

    Através da obra "Viagem à Terra dos Mongóis", de William de Rubruk, 1255 o Ocidente já começava a receber informações sobre uma forma exótica de medicina praticada pelos chineses. Padres jesuítas portugueses, ao viverem longos períodos no Japão a partir do século 16, puderam conhecer mais detalhes sobre a forma como os japoneses praticavam a medicina chinesa. Embora tenha sido introduzida no Brasil no final do século XIX por imigrantes orientais, a prática existe há cerca de 5 mil anos.

     

    Nossos especialistas

    - Marcelo Guerra é médico graduado pela UFRJ. Começou a carreira como Psicanalista e depois enveredou pela Homeopatia e Acupuntura.

    - Gustavo Lunz é acupunturista e shiatsuterapeuta pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO).

    - Paula Mendes, além de ser médica homeopata formada pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil, tem formação em acupuntura auricular com cristais radiônicos.

    - Raphael Andrade é fisioterapeuta graduado pela UFRJ, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. É especialista em Osteopatia e Acupuntura e atende crianças e adultos no Rio de Janeiro.

    - Fernanda Torres é formada em Medicina e Fisioterapia, com residência médica em Fisiatria e especializações em Acupuntura e Medicina do Esporte.