• 21/11/2024

    Não é só a fada que quer o seu dente: saiba como doá-lo para instituições de ensino

    Qualquer dente pode ser doado, inclusive o de leite

    Jogar no telhado, colocar embaixo do travesseiro, guardar como uma recordação da história de seu filho: esses costumes fazem parte do folclore que envolve a perda de um dente. Porém, dentes também podem ser doados para universidades, que precisam do órgão na sala de aula, para o aprendizado dos estudantes de Odontologia, ou, ainda, para o desenvolvimento de pesquisas. José Carlos P. Imparato (CROSP 38365), coordenador técnico científico do Banco de Dentes e Biobanco de Dentes da Universidade de São Paulo (USP) e professor livre docente da Faculdade de Odontologia da USP, explica como a doação funciona.

    Não importa se está guardado há anos, se tem cárie ou outros tipos de lesão: qualquer dente pode ser doado, mesmo os decíduos. A partir do momento em que o órgão está em um banco de dentes, ele passa a ser usado ou em sala de aula, ou em pesquisas e no desenvolvimento de materiais odontológicos. Imparato indica que, quando o paciente quer doar o dente, contate o banco de dentes mais próximo antes da extração. Assim, não é necessário se preocupar com a forma como ficará armazenado. Antes da entrega, ele aconselha que seja guardado em uma solução aquosa. Outras substâncias, como água oxigenada, por exemplo, podem danificar a estrutura do órgão.

    Imparato afirma que o Banco de Dentes da USP recebe os dentes de diversas formas, seja pelas clínicas da faculdade ou pelos alunos, que buscam doações na família e com amigos. “Historicamente e culturalmente, muitos alunos chegam à faculdade de odontologia com vários dentes que coletaram de alguma forma, inclusive ilícita. Por se tratar de um órgão, não pode ser comprado, qualquer forma que não seja doação é irregular”, alerta.

    Com o avanço técnico e científico, estão sendo fabricados dentes artificiais, que substituem os naturais em algumas situações. Embora algumas faculdades utilizem esse recurso, ele tem um custo maior, e nem todos os docentes estão adaptados ao avanço. “Provavelmente, os dentes humanos no futuro serão somente usados para pesquisa, porque você não vai conseguir substituir por um dente artificial em estudos. Para a pesquisa essa mudança está distante, mas para o ensino não está tão longe assim”, finaliza.

    Saiba onde doar seus dentes:

    Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

    Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227 — Cidade Universitária, CEP 05508-900, em São Paulo/SP. Você também pode fazer a entrega ao banco de dentes humanos da USP pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

    Telefone: (11) 3091-7905

    Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

    Rua José Bonifácio, 1.193 — Vila Mendonça, CEP: 16015-050, em Araçatuba/SP.

    Telefone: (18) 3636-3200

    Banco de dentes humanos da Universidade Federal do Amazonas (UEA)

    Av. Castelo Branco, esquina com a Av. Codajás — Cachoeirinha, em Manaus/AM, de segunda e terça-feira, das 8h às 11 horas, e às quintas-feiras, das 14h às 17h30.

    E-mail: banco.dentes.uea@hotmail.com

    Banco de dentes humanos da Universidade Federal de Pernambuco

    Av. Professor Mores Rego, s/n, CEP: 50670-901, no Recife/PE.

    Telefone: (81) 2126-8344

    E-mail: bdhufpe@gmail.com

    Banco de Dentes Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora

    Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora — Campus Universitário — Martelos, CEP: 36036-900, em Juiz de Fora/MG. O horário de recebimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 horas e das 14h às 16 horas.

    Telefone: (32) 2102-3871

    E-mail: bancodedentes.odonto@ufjf.edu.br

    Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Av. General Carlos Cavalcanti, 4.748 — Uvaranas, CEP: 84030-900, em Ponta Grossa/PR. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.

    Telefones: (42) 3220-3104/3103

    Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Av. Transnordestina, s/n — Novo Horizonte, CEP: 44.036-900, em Feira de Santana/BA.

    Telefone: (75) 3161-8424

    E-mail: bancodedentesuefs@gmail.com