Conheça três terapias para deixar o vício no cigarro
Deixar o tabaco pode não ser fácil, mas existem formas de conseguir
Os letreiros e as mensagens dos maços deixam o alerta: o tabaco mata. E muito. O vício do tabaco e o fumo passivo estão no topo da lista das principais causas de câncer e, mesmo assim, são milhões os que não abdicam dos seus cigarros diários.
A MYGON listou as três terapias alternativas para deixar de fumar. A primeira é a acupuntura a laser, que funciona da mesma forma que a tradicional, com agulhas. Esta técnica – que pode ser feita por fumantes de qualquer idade – ajuda a “combater a ansiedade e a lidar com os sintomas da abstinência do cigarro, uma vez que ao promover o relaxamento faz com que substâncias como endorfinas e serotonina sejam libertadas, potenciando uma sensação de bem-estar e de prazer que ajuda o fumante a ultrapassar a ausência do cigarro”, lê-se num comunicado enviado às redações.
Uma outra alternativa às convencionais técnicas para deixar de fumar – como os adesivos ou a meditação – é a hipnoterapia, que faz com que o fumante entre num “estado de consciência alterada, durante o qual o indivíduo sente um profundo e total relaxamento ao nível físico e emocional, atingindo um estado de concentração absoluto e consciente, durante o qual foca toda a sua atenção no que lhe é dito”.
Por fim, destaca a MYGON, está a recente tendência de Life Coaching, que tem como “principal objetivo o autoconhecimento” e a procura pela “autorrealização e o desenvolvimento interior, promovendo no individuo competências e hábitos que vão influenciar diretamente a sua qualidade de vida”. Nesta técnica, “estabelece-se uma relação de confiança entre o técnico (coach) e o cliente (coachee), e assim como um treinador treina os seus atletas, o técnico de life coah prepara e capacita o indivíduo para melhorar aspetos da sua vida que o ajudem a alcançar as metas definidas”.