• 28/03/2024

    Uma associação de bactérias e fungos pode causar precocemente a cárie infantil

    A bactéria Streptococcus mutans e o fungo Candida albicans podem juntos causar cavitações na boca das crianças, de acordo com nova pesquisa.

    A bactéria Streptococcus mutans e o fungo Candida albicans podem juntos causar cavitações na boca das crianças, de acordo com nova pesquisa.

    Os pesquisadores da University of Pennsylvania School of Dental Medicine identificaram a relação entre a bactéria e um fungo, relatando a descoberta online em 24 de fevereiro no jornal Infection and Immunity.

    “Nossos dados certamente abrirão caminho para testar agentes com intuito de prevenir esta doença, e o mais interessante, a possibilidade de prevenir as crianças de adquirirem esta infecção,” disse o Hyun Koo, o pesquisador chefe.

    A bactéria S. mutans ativa o C. albicans a produzir um polímero parecido com cola na presença do açúcar. O polímero permite que o fungo grude nos dentes e aglutine o S. mutans. O S. mutans ajuda o fungo a contribuir na formação do biofilme, segundo os pesquisadores.

    O S. mutans era visto anteriormente como o único organismo que contribuia para a cárie dentária, mas os pesquisadores da University of Pennsykvania dizem através de um estudo, o qual apontou que a infecção através da bactéria junto com a C. albicans, dobrou o número de cavidades e aumentou a gravidade da doença em um ensaio com ratos. O Dr. Koo e seus colaboradores, assim como outros pesquisadores, notaram que o C. albicans está muitas vezes presente no biofilme da cárie infantil.

    “A combinação dos dois organismos levaram a uma enorme produção de um polímero semelhante a de cola, aumentando drasticamente a habilidade da bactéria e do fungo colonizar os dentes, aumentando a parte maciça das biopelículas e a densidade da infecção,” disse o Dr. Koo, dentista com doutorado em biologia bucal.

    A Associação Dentária Americana tem informações sobre cavidades, placas e outros tópicos relacionados à saúde bucal em MouthHealthy.org, a página virtual para consumidores. Clique na seção Tópicos A-Z na página inicial para acessar os tópicos da doença gengival (doença periodontal), nutrição e doença cardíaca/saúde bucal.

    Clique aqui para ver o arquivo de artigos da ADA.
    ©2011 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

    24/03/2014