• 29/03/2024

    Promova a saúde oral com boa nutrição

    O cálcio e a vitamina C promovem a saúde oral

    O cálcio e a vitamina C promovem a saúde oral

    O fato de comer diversos alimentos nutritivos é bom para a saúde geral, inclusive para a saúde oral. Algumas vitaminas em particular demonstraram os benefícios na construção de dentes saudáveis, ou seja o cálcio e a vitamina C, por isso assegure-se de incluir alimentos ricos nestes nutrientes em sua dieta. Foi demonstrado que o cálcio ajuda a construir dentes fortes, e a vitamina C é um poderoso antioxidante que também joga um papel importante na síntese do colágeno, por isso se desenvolvem e mantêm gengivas saudáveis.
    Cálcio: os produtos lácteos, inclusive o leite, o iogurte e os queijos, são boas fontes de cálcio. Muitos médicos recomendam 1.200 a 1.500 miligramas diários de cálcio para a maioria dos adultos, por isso você deveria considerar um suplemento de cálcio, especialmente se os produtos lácteos não são uma parte normal de sua dieta. Além disso, prove trocar as variedades de iogurte com baixo conteúdo ou nada de açúcar, dado que o açúcar (e as bactérias) podem favorecer as cáries dentais.
    Vitamina C: Muitas frutas e verduras, inclusive vagens, laranjas e melões, bem como vegetais verdes como brócolis e espinafre, são excelentes fontes de vitamina C.
    Sem dúvida, além de alimentar-se bem, é importante seguir uma rotina constante de cuidado dental com escovação de dentes duas vezes por dia e uso diário de fio dental, para promover a saúde oral. E assegure-se de consultar com o seu profissional dentista regularmente e consulte-o se tiver dúvidas sobre como a dieta pode afetar a saúde oral.