• 25/04/2024

    Obesidade pode aumentar incidência de doenças periodontais

    Caracterizada pela elevada relação entre a massa de tecido adiposo e a massa total do corpo, a obesidade aumenta a incidência de complicações orais inflamatórias, como as doenças periodontais. Isto ocorre porque as inflamações respondem de forma proporcional ao aumento da adiposidade corporal, como explica o diretor do Instituto de Odontologia da PUC-Rio (IoPuc), Ricardo Fischer (CRORJ 13099). “Só pelo fato da pessoa ser obesa, o risco da doença periodontal aumenta, pois o tecido adiposo libera marcadores biológicos que são inflamatórios”, afirma o especialista.

    De acordo com Ricardo Fischer, os marcadores biológicos que favorecem o aparecimento de doenças inflamatórias são processos feitos para a defesa do organismo, e o excesso faz com que atuem de maneira contrária. “Estes marcadores são produtos inflamatórios, liberados por alguns tecidos. Quando tem uma inflamação, estes produtos são utilizados para proteger as pessoas dos processos inflamatórios. Mas se você tem isso em excesso, ele acaba sendo um fator favorável para a inflamação, diz o profissional.

    Segundo o especialista, uma higiene oral correta pode contrabalancear os efeitos do aumento destes marcadores. “A doença periodontal é iniciada através do acúmulo de placas bacterianas. Então, por mais que a obesidade aumente os marcadores inflamatórios, se o obeso tiver uma higiene oral muito boa, talvez não contraia estas complicações”, afirma o dentista.


    Embora a relação entre obesidade e doença periodontal exista, o diretor do Instituto de Odontologia da PUC-Rio afirma que o fator não é determinante para as doenças orais inflamatórias. “Estudos transversais mostram que obesos tem mais doenças periodontais. Isso é um indicativo de que a obesidade é um fator de risco, mas não podemos afirmar que é um fator decisivo. Na comparação com fatores como diabetes e fumo, por exemplo, a obesidade está um estágio abaixo na classificação científica”, diz o dentista.