• 13/05/2024

    A inclusão da odontologia no programa saúde da família

    O Programa Saúde da Família (PSF) foi criado pelo Ministério da Saúde

    INTRODUÇÃO

    O Programa de Saúde da Família (PSF) constitui uma estratégia de reorganização do sistema de atenção à saúde à população brasileira. De acordo com o documento oficial que define as bases do programa, a Estratégia Saúde da Família (ESF) pauta suas ações priorizando a proteção e promoção à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades de forma integral e continua (CRUZ et al., 2009).


    Em relação aos recursos humanos operantes, as equipes eram compostas apenas de médico e enfermeiro. Em 1997, foram incorporados o auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde. Neste momento inicial, a Saúde Bucal não teve seus profissionais incluídos na equipe mínima, apesar de existir, àquela época um movimento nacional em prol da inclusão da equipe de Odontologia no Programa de Saúde da Família (PEREIRA et al., 2009).


    O cirurgião-dentista foi inserido nessa proposta somente no ano 2000, com a criação das Equipes de Saúde Bucal para mudar os serviços odontológicos prestados. Somente a realização de procedimentos curativos não estava gerando o resultado esperado, ou seja, a necessidade de ampliação do acesso da população brasileira às ações de promoção, prevenção e recuperação da Saúde Bucal; a necessidade de melhorar os índices epidemiológicos da Saúde Bucal da população e a necessidade de incentivar a reorganização da Saúde Bucal na atenção básica foram os motivadores da implantação das ações da Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família. O cirurgião-dentista, o auxiliar de consultório dentário e o técnico de higiene dental foram incluídos na equipe (LIMA, WATANABE, PALHA, 2006).


    O fato de a odontologia não estar presente desde o início possivelmente acarretou prejuízos no processo de integralização dos profissionais e pode ter determinado formas variadas no processo de implantação das ESB. Sendo assim, com a inserção da saúde bucal no PSF, o Cirurgião-dentista passa a desenvolver ações programáticas inseridas nesta estratégia de intervenção populacional baseada no território, com vistas à efetivação do SUS, bem como enquadrar num processo de qualificação profissional, visando integrar uma equipe multiprofissional (LOURENÇO et al., 2009).


    Entretanto, a reorganização, dentro do novo modelo de atenção à saúde, requer profissionais capacitados, com uma visão ampliada da saúde, capazes de compreender o indivíduo como parte integrante de um núcleo familiar, associada à necessidade de se trabalhar interdisciplinarmente, o presente estudo justifica-se, também, pela necessidade de entender mais profundamente o comportamento dos cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultórios dentários quanto ao seu papel na concepção dessa nova proposta de trabalho no serviço público de saúde.


    Diante desta exposição inicial, entendendo a importância deste tema na atual política de inovação de modelo assistencial, o objetivo deste trabalho é apresentar a importância da inclusão do Cirurgião- Dentista no Programa Saúde da Família.


    PERCURSO METODOLÓGICO

    A presente pesquisa tem a característica de evidenciar a necessidade de inclusão da odontologia no Programa Saúde da Família. Para tal fim buscou-se uma metodologia de pesquisa que permitiu identificar as compreensões a respeito da temática para assim validá-la. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com objetivo de identificar nas bibliografias disponíveis e atualizadas o material de pesquisa.


    Os descritores utilizados para a busca dos artigos foram: Odontologia, programa saúde da família, Saúde Bucal. Utilizando as bases de dados como Scielo, Bireme e Medline. A pesquisa foi realizada durante o período de novembro de 2013 a fevereiro de 2014. Através dos descritores foram encontrados ao total, 34 artigos, porém só foram utilizados 28 artigos. Como critérios de inclusão foram utilizados artigos em português que fossem a partir do ano de 1992 até o ano de 2013, que continham o contexto em conjunto sobre Saúde Bucal e o PSF. E foram excluídos aqueles que possuíam o tema individualizado entre eles.

     

    CreativeCommonsESTA APRESENTAÇÃO REFLETE A OPINIÃO PESSOAL DO AUTOR SOBRE O TEMA, PODENDO NÃO REFLETIR A POSIÇÃO OFICIAL DO PORTAL EDUCAÇÃO.