• 18/04/2024

    Não dê férias para o sorriso e saúde do seu filho!

    As férias estão chegando e com elas as viagens, passeios… Tudo isso modifica a rotina, mas não é nada legal dar férias para a escova!!!  A atenção e os cuidados com a higiene bucal das crianças não deve ser alterada com as férias.

    Os cuidados continuam os mesmos:

    – Cuidar a ingestão exagerada de guloseimas: o açúcar em quantidades exageradas e numa frequência alta aumenta o risco de cáries. A sacarose presente nos alimentos diminui o pH da saliva (deixa a mesma ácida). Essa acidez facilita a ação das bactérias cariogênicas (“bicho da cárie”) pela perda mineral do dente.

    – Escovar os dentes após cada refeição: esse ato não pode ser esquecido… ou transformado em uma única escovação diária… isso é muito prejudicial, pois o alimento que permanece aderido à superfície dental forma a placa – reservatório rico para a aderência e multiplicação das bactérias. Por isso, é muito importante desorganizar essa placa para impedir o aumento do número de bactérias e o maior risco da doença cárie se instalar.

    – Não esquecer de usar o fio dental diariamente: por melhor que seja a escovação, existem sujidades que não são removidas só com a escova. Elas estão entre os dentes e necessitam ser removidas. As cáries entre os dentes são muito invasivas e de difícil diagnóstico com um simples exame intra-oral.

    – Cuidar as atividades com risco de queda: infelizmente, o trauma bucal é uma realidade frequente. Acidentes na borda da piscina, esportes de contato, skate, … costumam muitas vezes provocar quedas com impacto na boca – caso ocorra, mantenha a calma! Difícil, mas é necessário! Faça uma inspeção na boca, avalie se houve perda do elemento dental, quebra ou sangramento. Se quebrou, procure o fragmento (isso facilita o processo de reparo, principalmente se for dente permanente). Em qualquer das situações, procure um profissional capacitado (medico – se houve algo além da boca e dentista para avaliar corretamente o dano e se necessário tratar).

    – Tomar muita água! Nosso sorriso também precisa de água pra continuar saudável!

    – Por fim, mas não menos importante, as crianças necessitam da supervisão e auxílio de uma adulto, pelo menos, até os 8 anos de idade. Então, sempre esteja junto no momento da escovação. Torne esta atividade algo lúdico e prazeroso.

    Prevenção sempre é o melhor remédio!!!

    APROVEITEM MUITO! DIVIRTAM-SE! MUITOS SORRISOS PRA VOCÊS!!!!