• 29/03/2024

    Dicas Ajudam a evitar amarelamento dos dentes

    A aparência amarelada dos dentes é um problema que aflige muitas pessoas.

    A aparência amarelada dos dentes é um problema que aflige muitas pessoas. Essa característica pode dar a impressão de descuido ou desleixo com a própria higiene, o que nem sempre é verdade. Mas especialistas garantem: alguns hábitos simples podem fazer com que os dentes deixem de ter essa coloração e voltem a ser brancos.

    A cirurgiã-dentista Adriana Rodrigues, especialista em estética, afirma que alguns alimentos são responsáveis diretos pelo escurecimento dos dentes. Entre eles estão amora, beterraba, chás, sucos de frutas, vinho tinto, café, refrigerantes escuros e demais alimentos com corantes. Depois de consumir quaisquer desses alimentos e bebidas, a recomendação é escovar os dentes até 20 minutos depois de comer. Caso não seja possível fazer a higiene bucal nesse tempo, a solução é realizar bochechos com água pura por pelo menos três vezes. Isso diminui a chance de acúmulo de manchas.

    Adriana recomenda, ainda, que as pessoas com dentes amarelados não deixem de usar os fios dentais. “As placas formadas pelos restos de comida permanecem entre os dentes e a gengiva, manchando o esmalte. O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia ajuda a prevenir o problema”, garante.

    Outro agente importante no processo de amarelamento dos dentes é o cigarro. O alcatrão, presente nos cigarros, altera o pH da região da boca, o que favorece o aparecimento do tártaro. “Além disso, o cigarro contribui para o envelhecimento do esmalte dentário. Conforme o esmalte desgasta, ele deixa exposta a dentina, que é a camada interna e amarelada do dente”, destaca.

    E, se há alimentos que facilitam o aparecimento da cor amarelada dos dentes, outros ajudam a retardar esse processo. É o caso, por exemplo, de alimentos fibrosos, como cereais e maçãs. Segundo Adriana, eles atuam como limpadores naturais, pois provocam atrito com os dentes e ajudam a retirar a sujeira. Apesar disso, é importante ressaltar: o consumo desses alimentos não substitui a higiene dental e casos muito graves de dentes amarelados devem ser resolvidos pelos dentistas.

    O dentista Silvio Pardo afirma que é natural que muitas pessoas procurem os profissionais da área por razões estéticas. Segundo ele, sete em cada dez pessoas que procuram o consultório estão em busca de tratamentos do tipo. Além dos procedimentos para diminuir o amarelado dos dentes, há também aqueles que existem para alinhar os dentes, por exemplo.

    “Nos últimos anos o número de clientes em busca de tratamentos na área da estética cresceu 50%. A cada dia há uma novidade menos invasiva e mais acessível, o que encoraja as pessoas na busca por um sorriso mais harmonioso”, explica.

    Segundo Pardo, cada pessoa passa por um tratamento específico, caso busque o dentista com objetivos estéticos. Ele afirma que o especialista precisa visualizar o paciente como um todo, e com isso até propor soluções em outras áreas, trabalhando de forma interdisciplinar com outros profissionais da saúde.

    “Ao avaliar o paciente de forma completa o cirurgião dentista se torna apto a prevenir e tratar tudo o que é de sua competência e, além disso, indicar outros tratamentos que fogem de sua alçada”, conclui.